Em alusão ao Setembro Amarelo, campanha nacional de prevenção ao suicídio organizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria em parceria com o Conselho Federal de Medicina, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Chico Xavier, localizado no bairro São Sebastião, zona Sudeste de Teresina, realizou durante todo o mês diversas ações com a comunidade escolar.
“O maior do foco do projeto foi a valorização à vida. Teresina é a capital que mais cresce em relação a taxa de suicídio, então, não poderíamos deixar de falar sobre este tema, que é um problema de saúde pública, com os pais e as nossas crianças. Cada família recebia um brinde pela participação”, diz Cristiane Vieira, pedagoga do CMEI.
As famílias já participavam de um trabalho desenvolvido pelo CMEI em relação ao cuidado, prevenção e valorização à vida, mas desta vez os alunos, crianças de 3 a 5 anos de idade, foram envolvidos diretamente. Cristiane, que também é psicóloga, conta que inicialmente muitos ficaram surpresos por uma escola de educação infantil enfatizar esse tema, mas que o projeto teve uma excelente aceitação.
Outros CMEIS e escolas da Rede Municipal de Educação de Teresina também estão trabalhando o Setembro Amarelo com pais e alunos por meio de palestras, oficinas e outras atividades durante todo este mês.
Fonte: pmt.pi.gov.br